Curiosidade

História do Pudim

Fonte: Alimente Receitas
Quem aqui não gosta de pudim seja de leite condensado, de chocolate ou de pão? Que os brasileiros adoram um belo pudim não tem como negar, que as vezes fica até difícil de imaginar que ele na verdade tem origem em Portugal.
A história diz que o pudim foi inventado por um abade português que não contava a sua receita para ninguém, um dia ele decidiu lançar um competição para os outros confeiteiros da época para ver se alguém conseguia preparar o prato igual o dele. Mas no fim nenhum deles consegui fazer um parecido.
Sua receita só foi revelada após sua morte, quando misteriosamente seu livro de receitas desapareceu, a tal receita não passava da mistura de açúcar, gemas, água e toucinho de porco.


Manteiga ou Margarina?

Fonte: Libero Alimentos
Tem alguma diferença? A principal diferença entre os dois é bem simples, a manteiga é um produto natural derivado de gordura animal por exemplo o leite. Já a margarina é um produto derivado de diferentes tipos de óleos refinados, ou seja gordura vegetal.
Atualmente ninguém sabe dizer ao certo qual é a mais saudável, se você pesquisa vai encontrar várias informações dizendo que a manteiga é melhor e outras dizendo que a melhor é margarina, mas enquanto não se decide qual a melhor escolha siga seu paladar e utilize a que mais te agradar.


Alimentos que combatem a dor de cabeça

Fonte: Libero Alimentos
Quem nunca sofreu com aquela dorzinha incomoda de cabeça? Você está lá bem e der repente vem aquela dor de cabeça, você logo toma tomo um analgésico se deita e espera passar, mas e se você estiver na rua ou no trabalho o que você pode fazer? O que você não sabe é que existe alguns alimentos que pode ajudar a aliviar essas dores tais como:
  • Espinafre: rico em riboflavina, que é um tipo de vitamina B, que ajuda no tratamento da enxaqueca;
  • Peixes gordos: possuem propriedades anti-inflamatórias que reduz a dor de cabeça cronica, um exemplo é o salmão;
  • Batata: rico em potássio, uma batata média cozida com casca pode oferecer 926 miligramas, mais do que o dobro que uma banana;
  • Carboidratos saudáveis: uma alimentação com pouco carboidrato pode reduzir a sua fonte de energia que vai para o cérebro, fazendo com que a dor de cabeça apareça;
  • Iogurte: é rico em cálcio que ajuda a relaxar o corpo e cuidar de uma dor de cabeça;
As vezes as dores de cabeça pode está relacionada a desidratação, então consuma alimento ricos em água, por exemplo:
  • Melancia; 
  • Pepino.
Outra dica muito importante é adicionar o azeite de oliva a sua alimentação, já que é rico em antioxidantes e anti-inflamatório que dificultam os mecanismos que causam a dor no corpo, além de reduzir a pressão arterial elevada que é o principal motivo das dores de cabeça. 


Como o fermento funciona?

Fonte: Mundo Estranho
O fermento é composto por seres vivos, mas especifico, por fungos microscópicos, conhecido com leveduras. Eles se alimentam por açúcar, assim que consume liberam gás carbono e álcool.
Quando levado ao forno, as leveduras se multiplicam e ingerem o açúcar e o amido da farinha de trigo, liberando o gás carbono, fazendo a massa crescer. O glúten é outro elemento que está presente na farinha de trigo, ele é responsável para deixar a massa elástico, fazendo com que o gás que é liberado fique aprisionado em pequenas células no interior, e assim a deixando a massa do bolo ou pão daquele jeitinho macia, fofa e esponjosa.


Qual a relação entre esses dois?

Fonte: Mundo Estranho
Você sabe de onde vem a gelatina que consumimos?

A gelatina é feita de uma proteína animal chamada colágeno, tirada quase sempre do couro do boi. É isso mesmo, a gelatina é feita de couro de boi.
As etapas: tudo começa com a raspagem do couro, depois a extração, a filtragem, a concentração, a esterilização, a secagem e por ultimo a moagem. O resultado é pó incolor e é utilizada na área farmacêutica entre outras.
Mas calma, antes de chegar nas mãos do consumidor é acrescentado umas coisinhas extras como: aromatizantes, corantes e açúcar ou adoçante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário